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Nova lei dos combustíveis: como proteger motores contra os danos causados por etanol e biodiesel

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A recente aprovação do Projeto de Lei nº 4516/2023, conhecido como “Combustível do Futuro”, marca um passo significativo rumo à transição energética no Brasil. A nova lei tem o objetivo de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e ampliar o uso de fontes renováveis, a nova legislação impõe mudanças importantes na composição dos combustíveis automotivos, com impacto direto sobre motores, sistemas de injeção e manutenção veicular.

Oficinas mecânicas, centros automotivos, frotistas e postos de combustíveis precisam se preparar tecnicamente para lidar com os efeitos colaterais dessas alterações. Afinal, o uso ampliado de biodiesel e etanol pode acelerar desgastes, aumentar falhas operacionais e comprometer a vida útil dos componentes do motor.


O que muda com a nova legislação?

A principal mudança trazida pelo PL 4516/2023 é o aumento progressivo do percentual obrigatório de biocombustíveis nos combustíveis fósseis. Na prática:

  • O teor de etanol anidro na gasolina será elevado gradualmente.

  • O percentual de biodiesel no diesel comercial passará a ter uma meta de crescimento anual.

  • Estão previstas metas para uso de diesel verde (HVO), querosene sustentável de aviação (SAF) e biometano.


O que a nova lei determina

Apesar do apelo ambiental, a aplicação imediata das medidas da nova lei levanta alertas importantes quanto à estabilidade química dos combustíveis e à compatibilidade com os motores atuais, especialmente os mais sensíveis, como os de injeção direta e frotas pesadas com uso contínuo.


Os efeitos invisíveis do biodiesel: corrosão, borra e entupimentos

O biodiesel é altamente higroscópico, ou seja, absorve umidade com facilidade. Com isso, a água presente no sistema favorece reações de oxidação, formação de borra e proliferação de micro-organismos nos tanques e dutos.



riscos para motores a diesel

Esses contaminantes são responsáveis por:

  • Corrosão em componentes metálicos, como bicos, bombas e válvulas;

  • Entupimento de filtros e linhas de combustível, resultando em perda de potência, aumento do consumo e falhas no funcionamento;

  • Deterioração do próprio biodiesel, tornando-o instável em poucas semanas.

Segundo estudos de monitoramento de frotas pesadas, esses problemas podem ocorrer mesmo em veículos com baixa quilometragem, especialmente em regiões com alta umidade relativa do ar.

Em uma matéria anterior publicada no blog da Turbotech (“Esse problema escondido no diesel estraga qualquer veículo”), mostramos com detalhes como a contaminação microbiológica compromete o desempenho do motor silenciosamente.

Etanol: corrosão silenciosa em motores a gasolina e flex

O aumento do etanol na gasolina — especialmente sem ajustes nos protocolos de manutenção — representa outro risco crítico.

Além de também ser higroscópico, o etanol é um composto mais volátil e oxidante. Isso favorece a corrosão interna, mesmo em ligas metálicas resistentes, e acelera o acúmulo de resíduos carboníferos nas válvulas, injetores e câmara de combustão.

Motores com injeção direta de combustível (GDI) são ainda mais vulneráveis, já que não recebem o efeito "autolimpante" do etanol pelas válvulas de admissão.

riscos para motores a gasolina/flex

Os principais sintomas incluem:

  • Marcha irregular;

  • Dificuldade de partida a frio;

  • Perda de torque;

  • Aumento de consumo de combustível.


A resposta técnica para o desafio dos biocombustíveis

Inovar, prevenir e proteger sempre foi nosso combustível! Estamos atentos às mudanças do mercado e por isso não esperamos o problema chegar. Entregamos a solução antes.

A Liqui Moly, referência global em aditivos e produtos de proteção para motores, desenvolveu soluções específicas para os efeitos da nova geração de combustíveis.

Como distribuidora oficial da marca em Minas Gerais, a Turbotech Lubrificantes oferece um portfólio completo para preservar o desempenho e evitar prejuízos com falhas mecânicas. Confira abaixo as linhas recomendadas:


Para motores a diesel:

Soluções para diesel

Com o aumento do teor de biodiesel, o combustível tende a deixar mais resíduos e fuligem nos componentes do sistema. Para solucionar:

Super Diesel Additive

  • Limpa o sistema de injeção, evitando o acúmulo de depósitos.

  • Lubrifica bicos, bomba e válvulas, reduzindo atrito e desgaste.

  • Melhora a combustão, reduzindo emissões e aumentando a eficiência do motor mesmo com diesel de menor qualidade.


O biodiesel absorve água do ambiente, o que acelera a corrosão de peças metálicas e compromete a durabilidade do sistema de alimentação. Para solucionar:

Fuel Protect Diesel

  • Cria um filme protetor nas superfícies metálicas internas do sistema, blindando contra a umidade.

  • Previne ferrugem e oxidação, aumentando a vida útil dos componentes.

  • Excelente para veículos parados, ou operando em ambientes úmidos, como frotas e máquinas agrícolas. 


O acúmulo de água no biodiesel favorece a proliferação de fungos e bactérias, que formam uma borra densa no tanque e entopem filtros e bicos. Para solucionar:

Anti-Bacterial Diesel

  • Elimina microorganismos no diesel e impede seu crescimento. 

  • Evita a formação de lama orgânica no fundo do tanque.

  • Garante fluxo limpo e previne entupimentos protegendo todo o sistema de alimentação. 


Para motores a gasolina e flex

Soluções para gasolina/flex

Com mais etanol na mistura, há maior tendência à formação de depósitos nos bicos injetores e válvulas, especialmente em motores GDI (injeção direta). Isso compromete a pulverização do combustível e prejudica o desempenho. Para solucionar:

Injection Cleaner / DFI Cleaner

  • Eliminam resíduos de carbono e vernizes acumulados no sistema de injeção.

  • Melhoram a atomização do combustível, otimizando a queima e o consumo. 

  • Restauram o desempenho do motor com limpeza profunda.


O etanol também é higroscópico (absorve água), o que facilita a oxidação do sistema e a degradação do combustível, especialmente em veículos que rodam pouco. Para solucionar:

Fuel Protect Gasoline

  • Estabiliza o etanol, evitando separação de fases e degradação do combustível.

  • Previne a corrosão interna em linhas, bicos e válvulas.

  • Ideal para veículos flex e para veículos que ficam parados ou operam em baixa rotação.


A gasolina aditivada com etanol perde estabilidade com o tempo, o que resulta em combustão ineficiente, falhas de partida e acúmulo de resíduos. Para solucionar:

Speed Tec Benzin

  • Otimiza a atomização e combustão do combustível.

  • Limpa sistema de combustível e otimiza o desempenho do motor.

  • Melhora a aceleração e dirigibilidade.


Para proteção interna do motor (todos os combustíveis):

proteção completa do motor

Ceratec

  • Tecnologia de cerâmica que forma uma película antidesgastante por até 50.000km


Oil Additiv

  • Proteção antifricção imediata.


Motor Protect

  • Estabilidade térmica e resistência ao atrito mesmo em altas rotações.


Molygen Motor Protect

  • Fórmula com tungstênioque reduz consumo e melhora resposta do motor.


A prevenção é o novo diferencial competitivo

A nova era dos combustíveis exige mais do que adaptação: exige estratégia técnica. Oficinas, gestores de frota e centros automotivos que se anteciparem aos impactos do “Combustível do Futuro” terão uma vantagem significativa sobre os concorrentes.

Implementar soluções da Liqui Moly com apoio técnico da Turbotech não é apenas proteger motores, é proteger a reputação do seu negócio com resultados comprovados.


Quer saber qual produto aplicar em cada tipo de motor?

Fale agora mesmo com um dos consultores técnicos da Turbotech Lubrificantes. Temos as soluções certas para os desafios de um mercado em transformação.

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